Branding Territorial

Modelo Inovador de Gestão e Comunicação Autárquica

Apresentação

Apresentação

Apresentação

Sentindo-se que existe uma falta de formação superior específica nesta área, a CBS delineou uma Pós-Graduação em Branding Territorial. Trata-se de uma abordagem sistémica, para lá da visão clássica do planeamento e gestão do território, incluindo a cada vez mais importante reabilitação urbana, até à elaboração de planos estratégicos de marketing territorial.

A sustentabilidade do desenvolvimento, nos seus diversos pontos de vista, é uma preocupação cada vez mais actual. Quando a estabilidade se torna cada vez mais improvável, obrigando à possibilidade de existência de respostas flexíveis e mais adequadas às novas e mais exigentes solicitações, é necessária uma nova visão do território e da sua ocupação.

As novas tecnologias fornecem respostas a antigas, mas também novas e muitas vezes inesperadas situações, de que a pandemia viral actual é um exemplo chocante. Toda a organização pré-existente é colocada em causa, desde a educação, ao comércio, aos transportes e à saúde. A grande diferença está na informática e na internet que, de forma quase instantânea providenciam alternativas e soluções nunca antes experimentadas. A organização humana através da clássica ocupação territorial é completamente colocada em causa e pode-se imaginar que nunca mais será a mesma.

Trata-se apenas de mais uma prova da necessidade de novas abordagens na gestão territorial que passem por uma visão holística da realidade complexa, integrando territórios urbanos e não urbanos e respectivas populações não segregadas e partilhando vantagens e desvantagens respectivas. A detecção de capacidades próprias permitindo vantagens comparativas possibilita o seu tratamento e desenvolvimento como marca específica e bem definida. A partir daí torna-se quase evidente a necessidade de elaborar planos estratégicos de marketing territorial, área que exige capacidades e competências específicas, para além de um conhecimento profundo da realidade dos diversos territórios.

Esta pós-graduação está pensada para fornecer precisamente estas capacidades, destinando-se primordialmente, mas não só, a autarcas, gestores públicos, marketeers, decisores e técnicos de empresas municipais e agências de desenvolvimento local e a todos os profissionais que trabalhem em cargos de direção no sector público ou privado em matérias relacionadas com o poder local e respetivo desenvolvimento regional

 

 Objetivos:

  • Conceber e implementar planos estratégicos de marketing territorial e de construção de marcas;
  • Definição de estratégias de comunicação de marketing integrado, planos de meios, briefings, execução e produção das campanhas de publicidade;
  • Promoção turística: gestão de patrocínios, organização de eventos, feiras e workshops, programa de turismo cultural;
  • Gestão dos canais de informação turística, definição de roteiros e experiências inovadoras memoráveis;
  • Entre outros.

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Destinatários

Destinatários

Destinatários:

Esta formação dirige-se, essencialmente, a autarcas, gestores públicos, marketeers, decisores e técnicos de empresas municipais e agências de desenvolvimento local e a todos os profissionais que trabalhem em cargos de direção no sector público ou privado em matérias relacionadas com o poder local e respetivo desenvolvimento regional.

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Estrutura Modular

Estrutura Modular

 

MÓDULOS HORAS
1. MARKETING INTELLIGENCE 8
     Ferramentas de Pesquisa de Marketing 4
     Monitorização da Operação de Marketing 4
2. TERRITÓRIO E BASE IDENTITÁRIA 16
     Reabilitação Urbana: Intervenção Urbanístico do Futuro 8
     Estruturação do Território e Sustentabilidade 4
     Gestão e Valorização do Património 4
3. PESSOAS E COMUNIDADE 8
     Comunicação, Captação e Envolvimento Cívico 4
     Sustentabilidade e Coesão Social 4
4. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 8
     Desenvolvimento de Territórios Inteligentes 4
     Evolução e Transformação Digital 4
5. DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO 12
     Investimentos em rede 4
     Captação de Investimento 4
     Desenvolvimento Económico 4
6. ESTRATÉGIA 16
     Estratégia de Desenvolvimento de Branding Territorial 8
     Estratégia de Desenvolvimento de Produtos Territoriais 8
7. COMUNICAÇÃO 20
     Comunicação Criativa e Storytelling 4
     Estratégias de Comunicação e Marketing Multicanal 4
     Marketing Digital 4
     Captação e Organização de Eventos 8
8. PROJETO FINAL 16
     Discussão e Apresentação dos Projetos 16
TOTAL HORAS 104

 

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Candidatura

Candidatura

 

Valor: 1.350€
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações (1ª prestação de 40% do valor e restantes de 15% cada)
- Alunos/ex-alunos/protocolados com ISCAC - 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- taxa de candidatura 60€ 
- taxa de inscrição 40€
- Certificado de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certificado de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: 19 de setembro de 2020

Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos 

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Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Madalena Abreu Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra
Cristóvão Monteiro Business Development Manager da Ubiwhere
João Paulo Craveiro Ex-Presidente do Conselho de Administração da Coimbra Viva SRU e Coordenador do “Observatório para o Território” da URBE

Docentes

Margarida Mano FEUC Universidade de Coimbra e ex-Ministra da Educação e Ciência
Ana Alcoforado Diretora do Museu Nacional de Machado de Castro
António Saraiva Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Gonçalo Lobo Xavier Diretor Geral da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição
Gonçalo Gomes Chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal
João Henrique Costa Diretor de Marketing da Fiamma
Linda Pereira Diretora Executiva da CPL Meetings & Events
Marco Gouveia Digital Board Advisor no Pestana Hotel Group e Google Regional Trainer
Margarida Campolargo CEO da Pointify e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas
Nuno Ferreira Pires CEO da SPORTV, Ex-Diretor Geral das Pousadas de Portugal e Ex-Administrador do Pestana Hotel Group
Paulo Júlio CEO da Frijobel e Ex-Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa
Pedro Machado Presidente do Turismo do Centro de Portugal
Víctor Reis Ex-Presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana
Tiago Quaresma Administrador da Comur - Conserveira de Portugal

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Parceiros

Parceiros

 Parcerias:

  • Turismo Centro de Portugal
  • Confederação Empresarial de Portugal
  • AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
  • Grupo Valor do Tempo (Comur - Conserveira de Portugal)
  • Publituris
  • Meios & Publicidade

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