Angariação de Fundos

Aprende sobre angariação de fundos com profissionais de referência.

Candidatura Online

Apresentação

Apresentação

APRESENTAÇÃO

A Economia Social tem um papel vital na sociedade portuguesa. Por isso, a capacidade de mobilizar pessoas e recursos financeiros de forma consistente é fundamental para promover o impacto e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos. 

OBJETIVO

Esta formação pretende preparar técnicos e dirigentes de organizações sem fins lucrativos para desenhar, coordenar e executar planos de angariação de fundos com resultados sustentáveis. De forma aplicada ao contexto português, os alunos terão oportunidade de aprender estratégias e ferramentas de angariação de fundos com profissionais com experiência comprovada.

DESTINATÁRIOS

Pessoas que trabalham (ou pretendam vir a trabalhar) em angariação de fundos numa organização da economia social.

Dirigentes de organizações sociais, educativas, ambientais, religiosas e culturais que querem investir estrategicamente em planos sustentados de angariação de fundos.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.350€ 

 - Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 60€ 
- taxa de inscrição 40€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certidão de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.

Horário: Sextas-feiras, das 16h às 20h e sábados das 9h30 às 13h30 (exceto dia 17 de dezembro e dia 21 de janeiro, que será das 18h às 20h).

Datas previstas: 28 de outubro de 2022 

A Pós-Graduação vai decorrer 100% Online, sendo da responsabilidade dos alunos garantir o acesso à internet e a um computador com microfone e colunas.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Filipa Morais Formadora de Angariação de Fundos
Madalena Abreu Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra
Tiago Carmona RaiseN'GO

Docentes

Cátia Silva Formadora Angariação de Fundos Digital
Cláudia Pedra Stone Soup
Emerson Marques Formador de Angariação de Fundos Digital
Inês Courela Formadora Angariação de Fundos a Empresas
Joana Brandão Ajuda em Ação
Mariana Andrade Call to Action
Paulo Fontes Amnistia Internacional Portugal

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Módulos Conteúdos   Horas lectivas
Contexto da Angariação de Fundos em Portugal    Angariação de Fundos e a Economia Social em PT | Financiamento, donativos e sustentabilidade | Perfil dos doadores (particulares e organizações) e motivações. | Dimensões psicossociais da doação e atitudes em relação ao dinheiro | Profissão e princípios deontológicos do fundraiser. Ética e transparência.   8
       
Planeamento de Angariação de Fundos e Motivação de Equipas

Antes de angariar: preparar o terreno e a mente | Planeamento de Angariação de Fundos: Visão estratégica; Plano, orçamento anual e KPI de Angariação de Fundos | Monitorização e avaliação.

Diagnóstico de oportunidades | O perfil do Fundraiser | Liderança e motivação de equipas

  20
       
Angariação de Fundos a particulares

Porquê é que as pessoas dão donativos? | Doadores particulares e sustentabilidade | Tipos de doadores particulares | Viagem do Doador (de lead a herança)

Estratégias de captação – doadores pontuais | Estratégias de captação – doadores regulares | Telemarketing | Face to Face e Door to Door

Estratégias de Fidelização de doadores particulares

Campanha do IRS | Heranças e major donors.

  20
       
Angariação de Fundos a Empresas Filantropia e responsabilidade social. | Formas de doação das empresas e benefícios. | Segmentação. | Definição de proposta de parceria. Fidelização de Empresas | Funações, doadores públicos, como Municípios | Programas RS e candidaturas. | ODS e Angariação de Fundos a Empresas.   12
       
Comunicação e Angariação de Fundos Digital

Branding e posicionamento de marca | Comunicação estratégica | Comunicação social | Comunicação de Crise e Relações Públicas. Comunicação com ênfase no storytelling.

Fundamentos da Ang. Fundos Digital:  O contexto do mercado digital e o terceiro sector no Mundo e em Portugal | Pensar as ferramentas digitais de forma estratégica | Principais ferramentas e públicos alvo| Stprytelling e Tipos de Campanhas.

Aquisição e fidelização | Técnicas e estratégias de angariação de fundos digital orgânica: noções de SEO, site e landing pages, gestão de redes sociais, e-mail marketing e jornada de leads e doadores. 

Técnicas e estratégias de angariação de fundos digital paga: Facebook Ads e Lead Generation Cards | Google Ads e Google Grants | plataformas de crowdfunding (GivingTuesday).

  24
       
Ferramentas de Angariação de Fundos Bases de dados relacionais (CRM). | Métodos de pagamento automáticos. | Formulário de doação online. | Marketing automation.   16
       

 Seminário 

(temas a definir com os alunos)

Sugestões: RGPD | Inteligência Artificial (ML)   4
       
Projeto Final     7
  TOTAL   111

 

*A Pós-graduação poderá confererir créditos para cursos de mestrado 

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."

Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP

 

Faz mesmo muita falta a formação profissional em angariação de fundos. Uma lacuna no meio académico que agora está a ser colmatada com esta pós-graduação em "Fundraising em Ação" promovida pela Coimbra Business School | ISCA. Sendo voluntária em várias associações sem fins lucrativos, há muito tempo que sentia esta necessidade. Dos módulos que já tivemos e graças aos professores sempre disponíveis para transmitir conhecimentos e ajudar com a sua experiência profissional, aprendi conceitos que já coloquei em prática e os resultados estão a começar a aparecer. É fundamental mostrar ao doador a importância e a diferença que o seu donativo (seja em dinheiro, bens, serviços ou voluntariado) vai fazer. Só assim, transmitimos ao doador que é, realmente, parte do processo, a importância do seu envolvimento com a causa e o seu donativo não é em vão. Vai fazer a diferença! Hoje, com os conhecimentos adquiridos na frequência desta pós-graduação, já tenho um discurso mais articulado e argumentos dos quais não tinha a perceção da sua importância, antes de começar a pós-graduação. O ISCAC tem esta caraterística, temos professores e vivências que ficam para a vida. Obrigada pela oportunidade.

 Teresa Arsénio, membro da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes - FORDOC

 

"Logo que tive conhecimento que a CBS iria desenvolver a PG "Fundraising em Acção" quis conhecer o seu conteúdo e inscrever-me de imediato! A minha organização entendeu, estrategicamente, como uma importante aposta a frequência desta PG, com a abordagem de conteúdos cada vez mais cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações do terceiro sector. As expectativas estão a ser correspondidas e, dentro da minha organização, estamos já a trabalhar uma área que até agora estava descurada; criámos uma equipa de Empreendedorismo e Inovação Social e temos vindo a melhorar a comunicação da nossa Marca para o exterior, fazendo acções de divulgação de serviços, eventos de angariação de fundos, melhorando a nossa comunicação e delineando um plano cheio de objetivos para os próximos anos! A CBS faculta-nos ótimos docentes e as áreas das suas PG são diversificadas e extremamente atuais. Dá vontade de querer aprender continuamente!"

Rita Dias, Equipa CATL/ EIS, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã

Voltar topo


Enviar mensagem

Por favor, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Deve indicar o nome
Endereço de e-mail inválido
Este campo é obrigatório