MBA Global Wine Business | Sábado

Regime Intensivo | Presencial e/ou Live Training

Âmbito

Âmbito

 Âmbito

O vinho é cada vez mais uma bebida global de eleição, tornando a procura por este produto e pelos destinos produtores cada vez significativa. O mercado apresenta novas oportunidades de negócio, mas também um nível de competitividade mais acentuado, o que resulta numa exigênciamaior para os profissionais do sector. Neste sentido torna-se primordial a alavancagem do conhecimento teórico, a fim de permitir a criação de estratégicas de marketing eficazes, que abranjam todo o ciclo do produto, desde a produção, à promoção, preço e distribuição.

Outro fenómeno em pela ascensão neste sector é o Enoturismo,que tem vindo a impor-se como um novo segmento turístico complementando a tradicional produção e comercialização de vinhos, pelo que, deverá também ser encarado de forma estratégica com ações de marketing que visem aumentar a qualidade da oferta captando cade vez mais volume de turistas.

Voltar topo


Objetivos

Objetivos

Objetivos

Este MBA tem como principais objetivos transmitir conhecimentos, teóricos e práticos, de enologia, viticultura, gestão vitivinícola, gestão demarketing, empresarial, técnicas de negociação, internacionalização e turismo aplicado aos destinos vínicos, através dos seguintes pressupostos:

 

  • Conhecer a Cultura do Vinho e sua importância no sector na economia nacional e internacional.
  • Identificar as potencialidades do vinho português inerentes e estratégicas para a sua implementação em mercados internacionais.
  • Identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado de vinhos a nível nacional e internacional;
  • Dominar ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas e produtos vínicos;
  • Desenvolver competências de comunicação e venda de vinhos para ambientes e mercados específicos.
  • Dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais do setor vitivinícola internacional;
  • Explorar o conceito de wine marketing e eventos aplicados ao setor vínico;
  • Reconhecer os mercados com maior procura pelo Enoturismo em Portugal e qual a oferta turística existente;
  • Aprender quais as diferentes formas de Enoturismo assim como o perfil e motivações do enoturista.
  • Preparar os intervenientes para a gestão e promoção dos destinos e produtos enoturísticos;

Voltar topo


Destinatários

Destinatários

Destinatários 

  • Gestores da indústria do vinho;
  • Produtores e empresários;
  • Gestores de marketing, financeiros, exportação e distribuição;
  • Profissionais do sector do enoturismo;
  • Especialistas de consultoria de imagem e gestão;
  • Profissionais de informação e promoção turística;
  • Organizadores de feiras, viagens e outros eventos;
  • Empreendedores turísticos;
  • Importadores e exportadores;
  • Críticos de vinho e gastronomia;
  • Enólogos/as, Escanções e Sommeliers;
  • Jornalistas, bloggers e líderes de opinião;
  • Outros interessados nas temáticas do curso.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Docentes

Voltar topo


Inscrição

Inscrição

Início previsto: 21 de março de 2020

Local: Portugal e/ou Live Training (transmissão em tempo real)

Horários:  Sábados das 09:30h às 13:30h e das 14:30h às 18:30h

Investimento: 2.500,00 euros
Membros da AMA (anexar comprovativo): 20% de desconto

Documentos para inscrição: 
Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, 1 fotografia

A participação no Projeto de Aplicação Prática tem um custo de 750,00 euros acrescer ao investimento inicial, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Enologia

  1. História e cultura do vinho;
  2. Viticultura e enologia;
  3. Gestão vitivinícola;
  4. Castas nacionais e internacionais;
  5. Cultura vitivinícola internacional.

 Marketing de Vinhos

  1. Marketing de vinhos;
  2. Posicionamento e segmentação;
  3. Packaginganddesign;
  4. Digital Wine Marketing;
  5. Estratégias logísticas e de distribuição;
  6. Organização e gestão de eventos vínicos.

 Internacionalização

  1. Os desafios globais da indústria do vinho;
  2. Comércio nacional e internacional de vinhos;
  3. Novos canais de distribuição (Internet);
  4. Análise de mercados internacionais;
  5. Legislação dentro e fora da Europa;
  6. Negociaçãointernacional.

 Turismo

  1. Destinos e produtos de enoturismo;
  2. O perfil do consumidor de vinhos e o seu Interesse no turismo;
  3. Novas tendências em enoturismo;
  4. Boas práticas no enoturismo;
  5. Desenvolvimentoe promoção de atividades de enoturismo.

Nota: Módulos de 4 horas.

TOTAL: 88 horas

Será lecionado na Coimbra Business School | ISCAC, aos sábados das 09:00h às 12:30h e das 14:00 às 17:30, com início a 21 de março.

Projeto de Aplicação Prática - Presencial numa Quinta produtora de vinhos com atividades de Enoturismo | 24 horas*

*Opcional e está fora da estrutura curricular base. Tem um custo adicional de 750,00 euros, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos

Voltar topo